Pergunto isso, pois são raríssimas as pessoas que assumem que não sabem trabalhar em equipe. A maioria ainda arrisca: “Esse é um dos meus pontos fortes”. Em uma entrevista de emprego então, o entrevistador pergunta:

– Cite uma qualidade que possui.

– Trabalho muito bem em equipe, sem dúvida.

Porém, na prática não é sempre isso que encontramos, as pessoas trabalham bem em equipe, mas apenas com as pessoas que simpatizam. No entanto, não encontraremos apenas pessoas que nos agradem nas empresas, nos estudos ou na vida. A realidade é bem diferente.

Em nosso grupo, departamento, time, existem pessoas com opiniões diversas e conflitantes. E que bom que é assim, o que seria do azul se todos gostassem apenas do amarelo?

O trabalho em equipe serve para unir pessoas e também para criar aquela palavra que está na moda: Sinergia. Isso nossos pais falavam de uma forma bem mais simples: “Meu filho, duas cabeças pensam mais que uma!”

Grande parte das pessoas pensam assim, mas não é assim que fazem, tentam impor a sua opinião e se a sua ideia não é a aceita, já não se trabalha com o mesmo afinco.



Existem também os encostados, no trabalho ou nos estudos, não fazem a sua parte, porém tem o dom de arrumar as mais belas desculpas.

Agora, na minha opinião o mais perigoso é o herói solitário, aquele que se existe um trabalho em grupo na faculdade diz: Professor, prefiro fazer sozinho! Eu explico porquê na minha opinião é o mais perigoso. Simples, o resultado do trabalho em grupo não é apenas a entrega de algumas folhas de papel. É principalmente a sociabilidade e o desafio de se construir algo em conjunto.

Sendo assim, antes de simplesmente saber trabalhar em grupo, precisamos:

  •  Saber ouvir;
  •  Saber cooperar;
  •  Saber criticar construtivamente;
  •  Saber se colocar no lugar do outro (sinergia), para aí sim:
  •  Saber trabalhar em equipe.

Agora depois de entender um pouco mais sobre trabalho em equipe, lhe pergunto. Você sabe trabalhar em equipe? De verdade?

 

Rafael Mateús Barrêto