aprendizado

Sempre tivemos em nossa mente, como base de aprendizado pilhas de livros e cadernos, sala de aula e muito estudo. Porém parece que existe um conceito mais eficaz que o método tradicional. É o principio 70/20/10.

Você já percebeu que após estudar muito, grande parte você esquece? Existe uma frase muito conhecida de Confúcio:

– O que eu ouço esqueço. O que eu vejo eu lembro, O que eu faço eu aprendo.

O princípio 70/20/10 diz que a melhor forma de aprendizagem está na porcentagem já no título do princípio. Sendo:

70% Vivência e desafios profissionais.

O profissional deve ser testado, desafiado e sempre sair de sua zona de conforto. O resultado do aprendizado vem da resolução de problemas do dia a dia. Da mudança de comportamento na prática e da maturidade profissional. Aqui percebemos dá importância da prática. 70% de todo o conhecimento vem da “mão na massa”. Ou seja só saber a teoria te deixa no máximo com 30% do aprendizado.



20% Aprendizado com os outros.

Networking é uma das palavras-chave. A interação do indivíduo com o grupo faz com que troquem experiências e aprendam cada vez mais. Nossa mãe já dizia. Duas cabeças pensam mais que uma. Esse é um dos motivos de muitas das vezes o professor é um facilitador em sala de aula. Pois uns aprendem com os outros. Porém você não precisa estar na sala de aula. Projetos com amigos, participação de fóruns, feiras, e outras atividades em grupo entram aqui.

10% Educação formal.

A boa e velha educação formal não saiu de moda. Ela continua importante; Apenas ficou com um peso menor.

Assim podemos concluir que para um processo de aprendizado, precisamos focar em experiências, Sociabilidade e estudo. Casa um com seu peso.

Caso você esteja em processo de aprendizado, use essa “fórmula” para acelerar seus aprendizado.

Caso você seja o líder do aluno em questão, o estimule da forma que aprendeu hoje. Será de grande valia.

 

Vamos que vamos!

Rafael Barrêto.