pai

Dia dos pais. Dia de estar com a família. De dar aquele abraço no velhinho.

Hoje é dia de agradecer por tudo o que ele fez por você. Um dia ímpar.

É bem provável que ele seja o seu herói, mas o tempo faz com que algumas coisas se compliquem.

Quando criança modelamos o nosso pai, o acompanhamos e fazemos tudo o que ele gosta. Porém em um certo momento, essa chave muda e em alguns casos os achamos retrógrados e já não damos tanto valor.

Isso aconteceu comigo um certo momento da minha vida. Hoje dia 14/08 é aniversário do meu pai. Ele completa 76 anos. 39 anos mais velho do que eu.

Quando criança o acompanhava pelo centro da cidade. Sempre comíamos um croquete e tomávamos uma soda. As vezes o velhinho me deixava comer dois, Yes!

Não sei em que momento esses passeios ficavam cada vez mais distantes. E como a maioria dos adolescentes me distancia dele. Em momento algum fiquei contra meu pai, mas me distanciei, queria ficar com meus amigos. Depois chegou a fase adulta e acreditava que meus pensamentos eram muito mais sábios que os dele.



Graças a DEUS cai na real. Que pretensão a minha. Quero saber mais que um cara que tem 39 anos a mais de experiência do que eu. O homem que me deu educação. Um dia comecei a pensar em tudo em que eu o admirava e tive uma ideia simples. Escrevi uma carta. Falando toda a admiração que eu tenho por ele. Essa carta foi entregue a mais de 10 anos, mas essa semana ao mexer em seu armário, achei a carta amarelada, mas em um local de fácil acesso. Percebi que o velhinho a lê de tempos em tempos.

Não sou o filho perfeito, mas se eu posso te dar dois conselhos seriam:

  • Descreva o quanto você admira seu pai. De preferência faça um documento disso. Uma carta, um cartaz, um vídeo. Assim quando ele precisar ele poderá acessar essa fórmula de carinho. Faça, você não tem a ideia de quão poderosa é essa ação.
  • Encontre pontos em comum com o seu pai. A conversa fica cada vez mais fácil com o passar dos anos. O que vocês gostam? Futebol? Filmes? Meu pai e eu falamos muito sobre religião. Se vocês acharem um assunto em comum, o papo será mais agradável para ambos. Acredito que esse é o segredo.

Hoje, meu parceiro está cada vez mais próximo e agradeço por esses momentos. Percebo que ao estarmos juntos ele fica muito feliz. Isso é normal. Muitos filhos visitamos pais para os deixarem felizes. Porém tudo comigo mudou quando eu comecei a ficar cada vez mais animado em sua companhia também. Hoje comemoraremos seu aniversário e o dia dos pais com um bom churrasco.

Ah, e seu pai não está mais aqui, faça isso em oração. Saiba que ele ainda cuida de você da mesma forma que antes. Eu tenho certeza disso.

É isso. Vamos que vamos.