O foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida.

De Gary Keller e Jay Papasan.

Recebi esse livro de um amigo e resumindo:

Faça uma única coisa. Ok? Entendeu? Então tá, acabou o texto.

Porém sei que não posso escrever apenas isso, logo:

Alguns anos atrás foi muito divulgado a necessidade de nos tornarmos multitarefas. Temos que saber de tudo, nos virar nos 30, etc. Trabalhar muito, viver ocupado, estressado e sempre “na correria” era o lema de uma pessoa bem sucedida.

Acontece que ao analisar todo esse esforço, foi encontrado muito pouco resultado. Como o próprio princípio de Pareto: 80% de nossas ações vem de 20% dos resultados. Ou seja, se você trabalha 8 horas por dia, apenas 2 horinhas você produziu, as demais? Ficou enxugando gelo. Brincando de trabalhar.

Então o objetivo do livro é sensibilizar para que tenhamos foco nos pontos mais importantes de nossas atividades com o intuito de conseguir aumentar essa estatística 80/20. Uma forma de fazer isso é diminuir a multitarefa, separando em blocos.

Ser mais simples do que você é ajuda a diminuir o número de atividades em sua vida. O livro descreve o efeito dominó. Um único dominó é capaz de derrubar um outro dominó 50% maior. Sendo assim se o primeiro dominó tiver 5cm de altura derrubar o segundo com 7,5 cm e assim sucessivamente, o 23° derrubado já será maior que a Torre Eiffel, o 31° maior que o Everest e o 57° teria a distância entre a Terra e a Lua. Assim são nossas ações. Começando devagar, como um dominó de 5cm, mas a constância consegue uma força inestimável.

Quando você foca, concentra sua força em poucas atividades e com isso gera muito mais resultado.

Bom, resumindo:

Você pode ter sucesso com menos disciplina do que pensa, por um simples motivo: o sucesso se trata apenas de fazer a coisa certa, não de fazer tudo certo