Pilar Educação Financeira

Enquanto o indivíduo não é educado financeiramente ele não está completo. Não conseguirá viver sua vida como deveria, pois em algum momento ficará preocupado com suas finanças e preocupação não é uma qualidade para se ter qualidade de vida. Preocupação é um dos grandes vilões que roubam momentos essenciais de sua vida. E o analfabetismo financeiro é uma das grandes causas da preocupação.

Isso tudo porque o dinheiro não traz felicidade como o ditado diz, mas uma coisa é mais do que certa. Dinheiro traz facilidade. Muita facilidade.

Pense em algo que você goste muito de fazer. Agora pense nessa ação com pouco dinheiro e com dinheiro o bastante. Qual é melhor? Em 99% dos casos é com bastante dinheiro, não é? (99% apenas para não dizer 100%). Pense:

Comer, com dinheiro você come melhor

Se vestir, com dinheiro você se veste melhor

Viajar…

Passear…

Estudar…

Ajudar o próximo…

Então dois pontos são importantes que todos sejam sensibilizados:

  • Dinheiro traz facilidade em nossas vidas. Por isso é muito importante.
  • Os seus ganhos precisam ser superiores aos seus gastos para ter essa facilidade em sua vida. Se isso não acontecer só existem duas opções:
  1. Reduzir seus custos de forma que sejam menores que sua fonte de renda
  2. Aumentar sua fonte de renda, ganhando mais ou tenho outras fontes.

Muito se foi falado sobre finanças pessoais, porém tal teoria se trata apenas de controles. O que já ajuda demais. Controlar as despesas já é no mínimo meia batalha ganha. Porém como o próprio nome já diz, a educação financeira educa e melhora o comportamento das pessoas relacionado ao dinheiro de forma muito simples e pragmática.

Você sabe cuidar do seu dinheiro? Saiba que dinheiro não aceita desaforo.