Pilar Produtividade

Duas palavras andam juntas o tempo todo nesse pilar. Eficiência e Eficácia.

A eficiência seria o ato de “fazer certo as coisas”, enquanto que a eficácia consiste em “fazer as coisas certas”.

Eficácia tem a ver com resultados. O indivíduo que trabalha com excelência no pilar Produtividade é eficaz ao realizar ações que tragam resultados positivos diariamente. Todo os dias de sua vida são produtivos e trazem resultados mais que satisfatórios. Se a pessoa é focada em resultados diários, pense quanto resultado acumulado terá ao longo do ano?

Eficiência tem a ver com produtividade. Fazer mais com menos. Aqui conseguimos realizar ainda mais com menos recursos. Seja ele tempo, dinheiro, pessoas, material. Aqui o planejamento é realizado com precisão e o foco é na filosofia enxuta. O lema do eficiência: Menos é mais.

Duas palavras muito importantes separadas quando alinhadas se tornam ainda mais poderosas, multiplicando exponencialmente seus resultados. Uma pessoa eficiente e eficaz estará quilômetros a frente de alguém que não tem as mesmas qualidades.

O autor do livro “essencialismo, a disciplinada busca por menos” Greg Mckeown explica que é necessário eliminar o que não é essencial e ter um estilo “eliminador de desperdícios de tempo” Somente assim conseguiremos equilibrar trabalho e vida pessoal.

Por isso, o pilar Produtividade é uma espécie de polícia, eliminando o trivial, deixando nosso tempo e nossa energia livre apenas para o essencial.

Então fica a pergunta: Você é produtivo?