sucesso

Algo que todos buscam é o sucesso. Acontece, que a tal felicidade é diferente de pessoa para pessoa. Exemplos:

Para um indivíduo, sucesso é sinônimo de uma família unida e feliz, mas vai falar isso para quem não pensa em se casar? Para outro, sucesso é uma conta bancária gorda, bem diferente para quem pensa que sucesso é fazer a diferença na vida das pessoas indiferente de quanto se ganha para isso.

Então a primeira coisa a se fazer é parar e fazer uma introspecção para saber o que é sucesso exatamente para você. E como escrito aqui “introspecção” converse com você mesmo, entenda o que fará você sentir bem-sucedido. Pois se você sair perguntando por aí, cada um vai colocar na sua cabeça o que é sucesso para elas, e você continuará sem saber o que é sucesso para você. Sua mãe dirá:

– Você tem que me dar um netinho

Seu pai dirá:

– Você tem que trabalhar em uma empresa sólida

Seu amigo dirá:

– Você tem que ganhar muito dinheiro

Porém você continuará sabendo o que é sucesso para você. Se isso acontecer, você pode acabar caindo em uma armadilha, trabalhar para alcançar o que seria sucesso para os demais menos para quem mais importa: Você.



Muita gente atribui o sucesso ao dinheiro e isso acontece por uma série de fatores, mas um fator muito forte é porque precisamos de formas de medir nosso sucesso e dinheiro é mensurável. Você consegue medir o quanto você ganha, saber exatamente quanto você tem de patrimônio. Assim fica mais fácil de medir o seu sucesso.

Dinheiro é muito bom, ajuda em monte de coisa, mas não é o único fator de triunfo para muitos. De novo, se for o seu fator, corre atrás dele. Porém muitos esquecem de entender o que é importante para si próprio, podendo ter dinheiro, mas ser infeliz.

Qual seria sua glória? Ser famoso? Ter uma família linda? Conhecer o mundo? Comprar aquele carro que sempre sonhou? Ter dinheiro? Ser reconhecido no mercado de trabalho? Ter saúde para dar e vender? Viver intensamente? Chegar aos 100 anos de idade? Ser um professor que ajuda seus alunos a ter uma vida melhor?

Eu gosto muito da citação de Ralph Waldo Emerson abaixo:

O que é sucesso? Rir muito e com frequência; ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza, encontrar o melhor nos outros; deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma saudável criança, um canteiro de jardim ou uma redimida condição social; saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu. Isso é ter sucesso! (Ralph Waldo Emerson)

Realmente essa frase me toca, mas como escrevi no texto, essa é a definição de sucesso para o Ralph onde eu as vezes me inspiro, mas longe de mim fazer com que você a adote. Aliás qual a sua?

Então é isso, vamos que vamos ter sucesso, seja lá o que isso queira dizer.

 

Rafael Barrêto.

Tags: