poder da energia

E aí? Energizado? Nosso último texto foi sobre a primeira parte do livro o poder da energia. Um livro bem bacana que vale a pena ser lido. Ele tem bastante conteúdo bacana e dividimos em duas partes. Nosso resumo anterior foi referente aos cinco impulsos básicos. Tais impulsos nos deixam mais confortáveis seguros. Agora falaremos dos cinco impulsos de desenvolvimento.  Já esses nos deixam mais desconfortáveis ao ativá-los. Por isso acharemos mais resistência para os impulsos de hoje.



São eles:

  • Impulso por mudança: Mudanças acontecerão e todos sabem disso. Você está preparado para elas? Aí vão algumas dicas:
    • Não pense nas perdas com a mudança e sim nos ganhos que você terá. Se você acordou uma hora mais cedo para se exercitar, não pense nessa hora a menos para dormir e sim apenas na hora a mais que ganhou se exercitando.
    • Tenha clareza, pense grande e seja corajoso.
    • Faça escolhas reais. Não viaje.
  • Impulso por desafio: Apenas esse impulso é capaz de fazer que você realmente se comprometa de verdade. Para isso:

2.1. Escolha desafios satisfatórios. Aqueles que você comemorará de verdade quando concluir.

2.2. Concentre-se no caminho e não tema a rejeição.

2.3. Estabeleça desafios mensais. Pense como você evoluirá assim que se desafiar mensalmente?

  • Impulso pela Expressão Criativa. Quando você se sente em contato com seu lado criativo e o expressa de modo firme, sente-se mais vivo e envolvido. Porém não é uma tarefa fácil. Para isso:
    • Aumente a expressão criativa em todas as áreas de sua vida. Comece a ser mais criativo na sua vida profissional e pessoal
    • Estude as pessoas e crie. Observe as pessoas e explore o mundo.
    • Crie mais e compartilhe mais. Crie, produza, entregue. (como eu fazendo esse resumo, não sei se uma pessoa o lerá, mas eu o criei)
  • Impulso pela Contribuição: Quando estamos contribuindo para o mundo, sentimos um grande sentido e propósito. Abaixo algumas sugestões:

4.1. Doe a si mesmo (e elogie-se por isso)

4.2. Doe-se a experiências de contribuição profundamente significativas. Use sua energia para algo que tenha um propósito.

4.3 Oriente. Oriente. Oriente. Orientar as pessoas também é uma forma de contribuição.

  • Impulso pela Consciência: Para sentirmos a consciência, precisamos desacelerar e perceber as maravilhas que se desdobram ao nosso redor. Tente ser consciente a maior parte do seu tempo. Esse é o capítulo mais difícil de entender. Porém o autor nos orienta a ter o controle. Como podemos fazer isso?

5.1. Concentre sua consciência. Pratique.

5.2. Transcenda a consciência (falei que ia ficar difícil). Conecte-se com o que é sagrado para você.

5.3. Viva maravilhado. A vida é magnifica. Desfrute de todo o seu potencial.

Finalizando esse livro. Percebo que ao mesmo tempo que ele lhe dá ferramentas que lhe dão energia (como os cinco impulsos básicos) os cincos impulsos de desenvolvimento fazem com que você os gaste. Percebo que se você conseguir praticar os 10 de forma relevante, é como se você se tornasse uma usina, criando e despachando energia o tempo todo. Praticando isso, percebo que nos primeiros dias você fica bem cansado com toda essa troca… mas tenho certeza que será recompensador. Até lá…

 

.. Vamos que vamos.