Se alguém lhe disse que você precisa melhorar sua produtividade de forma que inicialmente você considera impossível, não negue logo de cara, ok?

Hoje, minha turma de qualidade me entregou um processo solicitado em 26 segundos. Eu, fazendo o papel de cliente, pedi o mesmo processo em menos de 5 segundos.

Tenho certeza que você lendo isso pensou: “Pronto, aquelas dinâmicas motivacionais tipo… Pense fora da caixa e com alguma resposta ridícula. Sei bem o que é isso amiguinho e em algumas dinâmicas também sinto vergonha alheia”.

Porém, esse não foi o caso.  Dessa vez, tivemos um conceito sólido e mudando o processo, conseguimos entregar o resultado em 4 segundos. Melhoramos o processo em exatamente 550%. Já parou para pensar nesse resultado de 550% na sua produtividade, na sua lucratividade? Pois é, meu amigo.

Por diversas vezes, ficamos em nossa zona de conforto e não pensamos maneiras diferentes de produzir. Então, entregamos sempre o mesmo resultado e acreditamos que a única forma de entregar algo melhor ou mais rápido é cobrando mais energia dos elos dessa corrente.

Porém, creio que se pararmos para analisar o processo, podemos melhorá-lo consideravelmente. Já vi casos onde o processo melhorou 1000%. É isso mesmo que você leu!

Já digo de cara: se você quiser, hoje, você pode ser ao menos 10% mais produtivo do que foi ontem. E a empresa que você trabalha pode lucrar 10% a mais ou reduzir seus custos em 10%. Tenho certeza disso. Sabe por quê? Por que todos nossos cérebros são programados para viver na zona de conforto. Então, se você não o desafia constantemente, adivinha o que acontece?

Eu mesmo, tenho me preparado para entregar várias ferramentas para vocês, mas ainda não consegui montar. Por hora, estou entregando pensamentos. Pensamentos que creio ser muito válidos. Mas ainda não cheguei nas ferramentas. Preciso ser mais eficaz quanto a isso…

Então, se você, seu cliente, ou alguém que você precisa impressionar ainda não está satisfeito, saiba que você pode entregar muito mais do que você entrega. É só planejar e pensar em maneiras diferentes disso acontecer, meu companheiro.



Pensando nisso… Você pode fazer coisas que julgava impossível, como por exemplo:

Entregar produtos com 10% do tempo que antes você costumava entregar;

Dobrar a qualidade do seu produto;

Aumentar, dobrar ou triplicar a lucratividade do seu negócio;

Pense com carinho nisso, melhore o processo! Melhorando o caminho, você melhora o destino.

Vamos que vamos!

Rafael Barrêto.