elogio

Uma ação que traz um poder enorme e não sei por qual motivo, não é sempre usado é o elogio. Esse simples gesto é 100% eficaz. Não sei qual outra ação pode ter tanto impacto quanto o elogio.

Pensemos juntos. O elogio tem custo? Não. Se você der um elogio a alguém, você perde alguma coisa? Não. As pessoas costumam receber bem os elogios? Sim. Ao receber um elogio, as pessoas tendem a continuar querendo ser elogiadas? Sim. Em consequência deverão fazer um trabalho melhor? Claro que sim.

Mas não, burros do jeito que somos escolhemos o lado oposto do elogio. A crítica sem sentido. Na minha opinião é como colocar rodas quadradas em um carro que já não anda direito. Alguém por algum motivo não está satisfazendo sua expectativa e o que você faz? O critica. Acha mesmo que o resultado será melhor devido a sua crítica? Aposto que não. Vamos fazer o mesmo exercício que fizemos com o elogio? ele tem custo? Financeiro não, mas emocional sim. Você perde com críticas sem sentido? Na maioria das vezes sim, perde moral. As pessoas gostam de serem criticadas se o objetivo não é ajuda-la? Não conheço uma que goste.

Então, por que não parar de criticar e usar o elogio como mais uma ferramenta de trabalho? Sim, use o elogio propositalmente. O livro “Como fazer amigos e Influenciar pessoas” fala sobre fazer um elogio sincero e honesto. Apesar de óbvio umas pessoas pesam demais no elogio e isso soa um pouco forçado, ou as vezes até desnecessário. Logo, pense nas qualidades da pessoa em questão e os elogie de forma sincera. Você não tem ideia do poder disso.



O elogio na minha opinião é o primo mais legal do xingamento. Quando alguém te xinga, a primeira coisa que você pensa é em revidar, não é? Sabia que quando alguém é elogiado também começa a procurar uma forma de elogiar como forma de retribuição? É natural do ser humano.

Com a minha esposa funciona que é uma beleza, não sei porque, mas algumas vezes em meu namoro e depois no casamento, percebi um clima de competição. Acho que isso deve ser normal, pelo menos no meu foi. Agora deixo isso para lá e uso muito o elogio. Isso dá um resultado. Ai ai, fico animado só de pensar. Linda, cheirosa, gostosa…é melhor parar por aqui. Mas dá muito certo. Sem contar que depois que eu faço isso, eu também recebo os meus… Vitaminado, másculo… ai que delícia.

Isso funciona bem em tudo, mais ou menos assim:

Conjuge: Elogie todo dia e sua vida será muito mais gostosa

Familía: Eu quando elogio o meu pai ele chora, vai vendo

Trabalho: Elogie seus colegas de trabalho e tenha uma equipe mais produtiva e melhor relacionada

Cotidiano: Elogie todos os que passarem por você: médico, porteiro, frentista, amigos, todos.

Um ponto super importante é usar o melhor canal para o elogio. Elogios mais íntimos podem ser no pé do ouvido, em um bilhete, no espelho. Se for profissional, não elogie apenas para a pessoa. Também faça chegar nos seus superiores. Uma outra forma muito eficaz é a ouvidoria da empresa.

O dr. Augusto Cury costuma dizer que ao elogiar alguém sinceramente, você abre janelas light, que nada mais seria que lembranças positivas e muito poderosas para a inteligência emocional do indivíduo.

Claro que tem dias que estamos um pouco emburrados e deixamos isso de lado. Porém esse ato é como um exercício, cada vez que você pratica, melhor fica.

Aliás, para você quem leu até aqui. Que leitor dedicado. Olha, você está de parabéns. Você mandou muito bem. Sensacional.

Viu? Não é tão difícil.

Vamos que vamos!
Rafael Barreto!

[tx_heading style=”default” heading_text=”Vídeo” tag=”h2″ size=”24″ margin=”24″ align=”left”]