Certa vez, eu deveria ter uns 16 anos (faz pouco tempo sim, eu só estou com 36) eu li em um cartaz dentro de uma empresa sobre o método da escada.

O método da escada, é mais um pensamento que devemos evoluir todos os dias( Evolução diária ), nem que seja subir um degrau por dia. Ler o capítulo de um livro, assistir a um bom filme, estudar, trabalhar, aprender.

Esse conceito ficou gravado em minha memória todos esses anos e tento fazer isso sempre.

Daniel Godri em suas palestras fala que devemos crescer 1% ao ano, ao mês, ao dia, por hora, por minuto. Que podemos ser melhor que já somos. Isso é a mais pura realidade, mas quem realmente pensa em fazer isso? Não estou pedindo para desligarem a TV na hora da novela, mas podemos dividir o tempo em diversão e evolução. Ou melhor, porque não evoluímos nos divertindo?

Você sabia que existem pessoas que lêem mais de 500 palavras por minuto após fazer um curso de leitura dinâmica? E conseguem entender e memorizar tudo isso? Que pessoas otimizam grande parte do seu tempo após aprenderem a gerenciar o tempo, a se organizar, fazer 5S?



Algum tempo atrás vi um pipoqueiro de Curitiba, se chama Valdir (vocês podem procurar no youtube). Ele faz apenas pipoca? Não ele encanta o seu cliente com ferramentas de marketing e empreendedorismo. Em sua pequena entrevista ele me deu uma grande lição. Valdir todo mês separa 30% de seu faturamento líquido para investir em seu negócio. Após eu ver isso, sempre separo 30% de meu faturamento líquido para investir em meu negócio. Já que sou professor/consultor, invisto em mim. Em conhecimento, novos aprendizados. E você? Tem investido 30% de seu faturamento líquido em você? Hoje não consegue 30%? Tem investido 15%? 10%? Nada?

Acontece que algumas pessoas acreditam que já sabem o suficiente. Ledo engano, você conhece alguém que já sabe o suficiente? O conhecimento é infinito. Não é possível esgotá-lo. Então resultado dessa arrogância intelectual e a ignorância, o desconhecimento por parte desses indivíduos. Sem contar que o conhecimento se renova. Ou seja, o que você aprendeu hoje, pode não fazer sentido amanhã.

Estamos na era da gestão do conhecimento, o que importa é o saber na atualidade, quem tem o conhecimento é mais profissional, mais responsável e até mais interessante/atraente. Pense nisso. Para reciclar sua mente não precisa de muito. Um novo livro, a busca de alguns cursos próximos a sua casa já são o suficiente. O que é realmente necessário se chama boa vontade.

Rafael Mateús Barrêto