Sei o que está passando na sua cabeça jovem. Quando você está perto de ingressar na carreira de trabalho, ou mesmo quando já começou mas ainda é muito novo na profissão, fica aquela dúvida: Será que estou indo para o caminho certo? A resposta é provavelmente não. Pronto falei.

Mas calma, isso não é o fim do mundo. Apenas quero esclarecer que quando você começa uma profissão não quer dizer que você ficará nela o tempo todo. Muita coisa pode mudar com o passar do tempo e tenha certeza, você não estará sozinho nessa. Eu tive 3 grandes mudanças na minha vida. Comecei com logística, profissão a qual fiquei por oito anos até me encontrar em qualidade, onde fiquei mais 5 anos. Hoje trabalho com gestão de negócios e empreendedorismo. Se vou mudar de novo? Não sei, pode acontecer.

Se eu posso te dar alguns conselhos, eles são:

  1. Estude bastante sobre as profissões, pesquise, conheça e separe aquelas que te interessam. Sem pensar em dinheiro, você gostaria de trabalhar com isso?
  2. Verifique o mercado para as profissões que você escolheu. Qual a forma de remuneração? Qual o salário base? Isso lhe agrada?
  3. Experimente-as. Tente conhece-las na prática. Visite uma empresa que trabalhe no seu ramo de interesse.
  4. Coloque ação. Não fique muito em dúvida. Tome ações. Experimente. Faça um curso sobre. Trabalhe em uma empresa no ramo. Se não gostar pelo menos ganhou experiência.

Se no final de tudo isso, você percebe-se trabalhando em algo que não te interessa e você está infeliz, não tem problema, procure outra profissão e corre atrás tudo de novo. Conheço pessoas com 50 anos que mudam de profissão sem problema algum e são mais felizes do que antes. Então o que você tem a temer?

Bora começar a trabalhar?

Então…

Vamos que Vamos.

 

Rafael Barrêto.