Constância

1 Ano de Vamos que vamos.

Um ano de muito aprendizado. Foi muito legal mesmo. Inúmeros resultados, mas todos diferentes do que esperávamos. E com isso, adivinha? Mais aprendizado.

Nesse um ano, o que eu aprendi foi a constância. E é disso que falaremos hoje:

Constância

Qualidade daquele que não falta a uma tarefa, dever, tratamento, aula etc.; assiduidade, frequência.

Depois da definição já poderíamos parar por aí. Eu particularmente acho muito forte essa definição.

Geronimo Therm, logo no primeiro vídeo que eu vi desse cara, ele falou uma frase que ficará eternamente presa em minha mente. Ele me fez essa pergunta:

– O que fará você continuar quando todos os outros já estiverem parado?

Pensei muito em respostas e acredito que não existe apenas uma correta. Porém uma porção delas como uma receita. Junte paixão, seus sonhos, visão, missão, valores, disciplina e… constância.



No início sempre é mais difícil. Menos recursos, menos habilidade, menos experiência. Porém com o tempo você vai adquirindo hábitos, “manhas, e aquelas ações complexas se tornam simples. Isso acontece por causa das 4 fases do aprendizado.

Lembremos quando ainda não sabíamos dirigir, e também nem ligávamos para isso. No meu caso foi a adolescência. Meu pai me dava uma carona ou então pegava um ônibus e estava tudo certo.

Não sabia dirigir e nem ligava para isso. Isso se chama: Incompetência Inconsciente.

Fiz meus 18 anos e agora precisava aprender a dirigir. Fui a uma autoescola, entrei no carro e percebi que não sabia nem como ligar o carro. Está bem, girar a chave eu sabia vai. Porém nada mais do que isso. Nesse momento eu percebi que não sabia dirigir um carro. Entrei no estado de Incompetência Inconsciente. Eu sabia que não sabia dirigir.

Depois de ser reprovado duas vezes, (por favor, não conta par ao meu pai) Passei na terceira e comecei a dirigir. Porém como era muito inexperiente, andava a 20km por hora, e estacionava onde fosse, mas não fazia baliza com o medo. Aqui eu estava na Competência Consciente. Eu sei que sei.

E hoje? Ah, hoje eu sou O motorista, sou praticamente o Senna. Mentira, dirijo devagar, não sou um grande motorista, mas já tenho 19 anos de carta. Hoje eu simplesmente ligo o carro e dirijo. Nem preciso mais pensar conscientemente no que estou fazendo. Isso se chama Competência Consciente.

O que podemos entender com tudo isso? Essas 4 fases: Incompetência Inconsciente, Incompetência Consciente; Competência Consciente e Competência Inconsciente sempre ocorrerão no aprendizado caso você leve a sério e passe cada uma das fases.

Agora, se você desistir amigo, você se frustra.

Então bora passar por todas as fases, como se fosse uma maratona.

Falando em maratona, você já percebeu que são poucos os que querem correr, mas todos querem tirar uma fotinho com quem está no pódium?

Quem é você? Pensa nisso.

Vamos que vamos. Parabéns!

Rafael Barrêto.