Conceito dos Potes

Um conceito muito importante T Harv Eker lhe traz no livro “O Segredo da Mente Milionária”: trabalhe sua gestão de dinheiro.

O nome “Conceito dos Potes”, de Harv, nos ensina a usar potes para dividir o dinheiro em espécie.

Ele diz que essa simbologia é importante para fixar a importância do dinheiro em nosso mindset.

Porém, funciona bem também com contas bancárias.

Bom, dividindo a porcentagem…

55% de seus recebimentos vão para Necessidades Reais. Olha que ponto importante…

Suas necessidades não podem custar mais que metade de seus recebimentos: alimentos, telefone, internet, etc.

Tudo tem que sair dessa conta.

Se você perceber que suas necessidades são mais que 55%, você precisa tomar uma das duas ações abaixo:

  1. Diminuir o seu padrão de vida. Muita gente gasta dinheiro desnecessário ou estão tendo um padrão acima do que pode ter. Pense em ter uma vida mais simples;
  2. Encontre meios para aumentar a sua renda. Procure formas de ter mais recursos. Tenha uma segunda fonte de renda, abra um negócio, peça um aumento, etc.

10% de todo o dinheiro recebido vai para sua Conta de Liberdade Financeira: essa conta lhe ajudará muito no futuro, mas no presente, apenas colocar dinheiro é permitido. Nada de retirar dinheiro.

10% Poupança de Longo Prazo: aqui você junta o dinheiro para comprar algo que queira como um carro novo, casa nova, viagem de férias. Essas coisas…

10% vai para a sua Educação: essa quantia é para você investir em você mesmo. Cursos, livros, Seminários. Gaste sem dó essa grana, pois quanto mais você aprender, mais valioso você será.

A conta que eu mais gosto, rs… 10% vai para Diversão: sabendo o quanto você pode realmente gastar com diversão, você gastará sem pena a quantia estipulada. Então aproveite, vá no restaurante que quer ir. Se divirta! Desde que não extrapole a quantia acordada…

5% vai para Doação: Sempre existirá pessoas que precisam de ajuda no mundo e a pessoa mais beneficiada com a doação é aquela que doa.



Consciência limpa, pensamento que está transformando o mundo em um local melhor, são alguns deles. Sem contar que a sua mente entende que você tem dinheiro até para doações. Sentimento de abundância, companheiro!

 Essas são as porcentagens… mas como fazer na prática?

Você tem que achar a melhora maneira de se fazer isso.

Já vi pessoas que dividiam o dinheiro em espécie em 6 potes.

Outras tinham seis contas no mesmo banco e faziam a divisão.

Para mim, a melhor forma foi colocar meus recebimentos em uma planilha e assim saber o quanto posso gastar com cada um.

Isso já me ajuda muito!

A você leitor, não sei exatamente que idade você tem, mas tenho certeza que se trabalhar a sua gestão financeira hoje, daqui a dez anos terá uma vida muito mais confortável.

Vai por mim!

Vamos que Vamos

Rafael Barrêto