Você é daqueles que diz que o seu dia precisava ter 28 horas? Termina o dia e você percebe que não fez tudo o que tinha para fazer? Não consegue mais cuidar de si mesmo pois todo o seu tempo foi tomado?

Seus problemas acabaram! Temos aqui o fantástico prolongador de tempo Tabajara. (Piada para maiores de 35 anos, desculpa).

Não, não temos aqui nenhum solucionador imediato para este problema, na verdade esse nem é o problema o problema está em seu comportamento.

Poderíamos dizer aqui, que você recebe de presente todos os dias 1440 minutos e que a única regra é que você não pode economizar esse tempo para um próximo dia. Por isso se chama “presente” e que todas as pessoas recebem a mesma dádiva coisa e tal. Então cuide do que é seu, não o desperdice coisa e tal. Poderíamos inclusive colocar uma música triste que o texto ficaria emocionante. Mas não é o caso aqui.

Se você está com falta de tempo, está fazendo algo errado. Simples. É como quando você quer colocar um frango dentro de uma tuppeware menor que o dito cujo. Não cabe, a tampa fica aberta. O que você faz? Ou diminui o alimento em partes, ou troca a vasilha. Com certeza algum leitor pensou “eu coloco assim mesmo na geladeira, com a tampa entreaberta” Então, é isso que você está fazendo com o seu tempo: Gambiarra.

Suas atividades não cabem no seu tempo? Quais as soluções?

  1. A) Diminuir suas atividades. Todos pensam que não conseguem diminuir em uma primeira reflexão. Todos descobrem que estão errados em uma segunda reflexão. Aqui temos duas formas para tal:
  • Aprenda a dizer não. Algumas pessoas ficam chateadas, mas o seu tempo é muito mais precioso do que qualquer mimimi.
  • Delegue atividades para outras pessoas. Se sua falta de tempo é dentro de seu trabalho, é possível que você seja centralizador e não esteja passando as tarefas de quem é de direito. O que eu vejo de empreendedor fazendo isso…
  1. B) Aprenda a ser mais produtivo. Você pode fazer a mesma tarefa, porém com mais eficiência, procure outras formas de chegar no mesmo resultado que o seu. Procure também por tecnologias que lhe auxiliam a ser mais eficiente.
  2. C) Continuar reclamando da falta de tempo. Essa não é uma opção, mas muita gente vai continuar dizendo que está na “correria”. Além de “sem tempo” se tornam bem chatos.

É isso pessoal, não vamos escrever mais para não ficar tomando o tempo de vocês, mas lembrem-se ser produtivo é bem diferente de ser ocupado.

Você é o que? Produtivo ou ocupado?

Vamos que Vamos!

Rafael Barrêto.