5S na Veia

Hoje estamos aqui para falar sobre o 5S. Essas cinco palavrinhas que trouxemos do japão.

SEIRI – Senso de Utilização

SEITON – Senso de Organização

SEISO – Senso de Limpeza

SEIKETSU – Senso de Padronização e Saúde

SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina

Vocês podem perceber que o Brasil Já traduziu para os cinco sensos. Assim não perdemos o significado da sigla. Imagina nós aprendendo isso.

Os 5 S. Primeiro S = Utilização, segundo S = Organização…. Não ia dar muito certo né ? Então ficou 5 S de 5 sensos mesmo.

Então você decora as palavras em japonês… (mentira, não precisa decorar não, pode chamar de 5 sensos mesmo, mas esses você decora né o cabeça) Até pq até hoje só decorei até 10 em japonês. It, ny, San, Chi, Go, Ro, Chit, Hat, Kill, Jo. Tá bom, sei que também não é assim, mas é assim que eu lembro)

A história foi mais ou menos assim, Na década de 50 o Japão estava todo bagunçado por causa da derrota da segunda grande guerra mundial. Essa história vocês já conhecem, os norte americanos não souberam brincar, jogaram uma bomba em 1945 que destruiu tudo. Então um sr, Chamado Ishikawa (esse cara era bom, vamos falar mais dele pra frente) fez essa metodologia. Tem gente que diz que não foi o Kaoru Ishikawa, tem gente que fala que foi outra pessoa. Tipo o avião, tem gente que fala que foi o Santos Dumont, tem gente que fala que foi os irmãos Wrigth, já viu né?

Ah importante, hoje o conceito já foi bem difundido e se você procurar por aí já temos teorias com 8 S, 10S. Eu gosto mesmo de trabalhar com os 5S.

Vamos falar sobre eles então.

1) SEIRI – Senso de Utilização

Com você fica só que é útil. O que não é útil vaza. Limpa tudo que você não usa da sua mesa, da sua casa. Deixa só que bom com você.. Entra na minha casa, entra na minha vida…

Os ganhos já começam aí…

  • Ganho de espaço
  • Facilidade de limpeza e manutenção
  • Melhor controle dos estoques
  • Redução de custos
  • Preparação para o próximo S

2) SEITON – Senso de Organização

Depois que você descartou tudo, está na hora de organizar. Cada coisa no seu lugar e um lugar para cada coisa. Ou melhor…. Cada um no seu quadrado, cada um no seu quadrado (já usei essa música em outro texto). Organiza a parada, etiqueta, escreve e assim vai. Tudo deve estar bem próximo do local de uso e cada objeto deve ter seu local específico. Podemos identificar como resultados do senso de organização:

  • Economia de tempo;
  • Facilidade na localização das ferramentas;
  • Redução de pontos inseguros.

3) SEISO – Senso de Limpeza

Vamos fazer aquela faxina? Importante pessoal, aprendi com colegas do ramo que não se chama mais de faxina e sim de limpeza, ok? Então vamos fazer aquela limpeza? Gosto de chamar isso de dia D. Aquele geral mesmo. Todo mundo é responsável por limpar a sua estação ao menos. E as áreas comuns também devem ser trabalhadas. Ah, aproveita para consertar os objetos quebrados. Resolve isso tudo. Ou vai para o lixo ou é consertado de uma vez, até porque o objeto quebrado já deveria estar na área de descarte.5S na Veia

Quando você entra em um banheiro limpo, você não faz o possível para manter limpo? Agora quando você entra em um banheiro sujo, caso não consiga procurar outro, você mesmo o suja mais ainda não? Rapaziada começa a treinar a pontaria a distância. Então vamos focar em ter um banheiro bem gostoso para todo mundo? (eu adoro um banheiro) Lembra da propaganda de fazer coco na casa do Pedrinho? Pô, quem não quer? Fala sério!



Você ganha o que com isso?

  • Ambiente saudável e agradável;
  • Redução da possibilidade de acidentes;
  • Melhor conservação de ferramentas e equipamentos;
  • Melhoria no relacionamento interpessoal.

4) SEIKETSU – Senso de Padronização e Saúde

Tem gente que chama esse de higiene também. Essas pessoas no caso sou eu mesmo. Gosto de chamar de Higiene. Mas padronização e saúde cai bem também. Pense na parte de saúde de seus colaboradores e clima da sua empresa. Como está a iluminação de sua empresa? Ruído, alguém trabalha do lado de um gerador? Coitado do cara. Temperatura? O homem pede para colocar no 18 a mulher pede para colocar no 45?  É importante que sejam verificados o estado dos banheiros, refeitórios, salas de trabalho, etc. E a rádio peão? Como está? Muita gente falando mal da empresa? Fofoquinha? Muita gente falando mal de você?

Resolvendo isso o que ganhamos?

  • Equilíbrio físico e mental;
  • Melhoria de áreas comuns (banheiros, refeitórios, etc);
  • Melhoria nas condições de segurança.
  • Melhor clima organizacional

5) SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina

A última etapa tem a ver com a disciplina e policiamento. Todo mundo cuidando do seu e do colega ao lado. Para a empresa não voltar a ser a zona que era. A ideia é sua empresa não precisar todo ano fazer uma grande organização, pois ela já fez uma vez e teve a disciplina para não voltar a fazer bagunça. Ah, uma auditoria mais formal também fica legal nesse momento. Se você quiser um check list bem legal é só me mandar um e-mail.

Bom, se você fizer tudo certinho, você vai ganhar pra caramba com:

  • Melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho;
  • Trabalho diário agradável;
  • Melhoria nas relações humanas;
  • Valorização do ser humano;
  • Cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos;

Muita gente que fez esse trabalho, conseguiu corrigir seus erros de estoque, diminuir compras, etc. Ou seja, ganhos em dinheiro.

Referente a execução, eu gosto de fazer o Cinco S fase por fase, ou seja um S por semana. Acho que cai de um jeito bem legal.

Tem muita coisa bacana para falar sobre essa metodologia, mas aí o texto ficaria muito grande, estou com vontade de fazer um texto sobre o primeiro S. O Descarte, eu acho que o descarte dá muito resultado. Vou bolar isso.

Abraços e vamos que vamos.

Tags: ,