Discurso de Elevador

Imagine-se em um elevador que subirá cerca de 15 andares. Nesse mesmo elevador entra o presidente de uma empresa que você gostaria que fosse sua cliente a anos. Você consegue vender o seu “peixe” no tempo dessa curta viagem? Esse é o “ Discurso de Elevador ” ou no Inglês “Elevator Speech”.

Acontece que não nos preparamos e acontece o que?

Algo parecido com isso:

Nossa, você não é o “Flavio Augusto Silva”

Sou fã do seu trabalho, demais, viu? Aproveitando, eu queria aproveitar eee, falar que acho… acho não eu tenho algo inovador. Deve ser inovador, pelo menos nunca vi ninguém com a mesma ideia, né? Então a ideia ela é simples agora, mas tem um enorme potencial, foi o que o meu professor falou. Meu professor é muito bom, mas deixa isso pra lá. Vamos falar da ideia né (risos constrangidos). Ah, que pena que chegamos, bom fica com o meu cartão. Obrigado, prazer em conhec….(e a porta do elevador se fecha novamente, levando sua oportunidade única)

Para com isso, precisamos treinar. Sorte não existe. Ou melhor sorte tem uma fórmula mágica que é descrita a seguir.

Sorte = Preparo + oportunidade

No caso que citamos acima você deu foi um azar tremendo. No máximo tirou um selfie e jogou no facebook.

O objetivo da ferramenta é que seja curta e clara o suficiente para ser entendida em uma escassez de tempo. As vezes questão de segundos. O tempo é escasso, a comunicação é curta, mas para isso você precisa se preparar. Existe toda uma técnica para preparar essa oração. Devemos nos preocupar com alguns pilares que sustentam nosso discurso, são eles:

  • Público-alvo. Quem são?
  • Necessidade do público-alvo. Qual é?
  • Nome do produto. Qual é?
  • Benefício principal (do produto).
  • Concorrentes (do produto).
  • Diferencial do produto.

Então, tenta juntar tudo isso e montar um parágrafo curtinho, mas com impacto.

Bom dia sr. Flavio Augusto. Gostaria de parabenizá-lo por seu ótimo trabalho. Sempre o acompanho. Seus conteúdos me ajudaram muito. Tanto que montei uma linha de produtos naturais para animais domésticos como cães e gatos. O nome é Cão Sadio. Os cães se alimentarão de um produto mais natural e com isso se sentirão mais saudáveis. Existem poucos concorrentes diretos no mercado. O nosso diferencial é além de não ter conservantes, o custo direto do produto é baixo. Posso lhe falar mais sobre?

Sua chance de conquistar um patrocinador, um cliente e bem maior com esse discurso não? Serve até para paquerar sabia?

Se você se preparar e treinar, o seu discurso ficará cada vez melhor. Se prepare, assim quando a oportunidade de encontrar…GOL!

Vamos que vamos!

Rafael Mateús Barrêto